Seguindo Jesus Cristo
  em São José dos Campos (SP)
 

SJC 09/06/02 - dois artigos sobre a reunião da igreja

SJC - Seguindo Jesus Cristo #23 - 09 de junho de 2002

EDIÇÃO ESPECIAL — Neste número do boletim dois artigos, um mais extenso, lidam com a importância do culto e da reunião da igreja. Aproveitem!

A IGREJA REUNIDA EM TORNO DE JESUS de Randal Matheny

  1. Quais são alguns motivos (justificativas, desculpas) que as pessoas dão para não se reunir com a igreja?

  2. Quais destes Deus aceita?

  3. O Novo Testamento descreve a igreja em termos do reino de Deus, o corpo de Cristo e outras comparações. Estas ressaltam a sua importância—o quanto precisamos dela.

  4. O significado básico da palavra “igreja” é “assembléia, reunião”. Sem reunião, não há igreja!

Discussão

I. At 2.1ss - Veio o Espírito Santo sobre os que estavam reunidos.

II. At 2.42,46-47 - A grande marca da igreja é suas reuniões regulares, unidas e alegres.

III. At 4.23,41, 12.12 - Deus responde às orações da igreja reunida.

IV. Atos 11.25-26 - Barnabé e Saulo se reuniram com a igreja e ensinaram muitos. Por estas ações os discípulos foram chamados pela primeira vez de cristãos.

V. At 14.27 - Reunida, a igreja celebra o que Deus faz por meio dos seus servos.

VI. At 15.30 - A igreja reunida recebe a instrução apostólica.

VII. At 20.7 - A igreja se reúne para partir o pão, celebrar a vitória de Jesus sobre a morte e renovar o compromisso de servi-lo como todo o ser.

Conclusão

  1. He 10.25-26 - O abandono da reunião da igreja é sinal do desprezo da graça de Deus.

  2. 1Co 14 - Quando deixamos de reunir:

    (A) Privamos os irmãos dos nossos dons, incentivo, etc. (B) Enfraquecemos a igreja de Deus. (C) Comunicamos aos de fora que a igreja é coisa secundária. (D) O louvor a Deus é diminuido.

  3. É impossível dezprezar a igreja e ser salvo, pois nela é que se encontra a salvação!

Grupos familiares

Participe de orações e uma leitura da Bíblia, em ambiente descontraído e informal, nos grupos familiares:

Terças-feiras, na casa da dª Carmita e sr. Paulo, R. 21 de abril 231, Eugênio de Melo, às 20:00h. Tel. 3905-2755.

Quartas-feiras, na casa de Randal e Vicki, R. Mª José G. B. Freire 159, Res. Recanto da Serra (Urbanova), às 20:00h. Tel. 3949-1246.

Quintas-feiras, na casa de Wagner e Kátia, Av. Salinas 2705, Bosque dos Eucaliptos, às 20:00h. Tel. 3917-3581.

Calendário

10/06 - Coordenação dos grupos familiares. R. Álvares de Azevedo, 20 - Jd. Maringá. 20:00h. 15/06 - Reunião feminina. Local a definir 15:00h. 16/06 - Homens orando. R. Álvares de Azevedo, 20 - Jd. Maringá. 9:30h. 30/06 - Dia dos amigos. Hotel Urupema. 18:00h.

Estamos fazendo álbum da igreja! Veja sua foto na Internet neste endereço: www.photos.yahoo.com/randalmatheny

O CULTO PÚBLICO de Otávio Carvalho

Introdução (At 2.32-41)

A primeira pregação pública da igreja de Cristo foi durante uma festa de adoração a Deus e, como resultado, três mil pessoas converteram-se a Cristo.

Hoje, muitas vezes nos perguntamos: por que as pregações durante os cultos não dão os resultados daquela época? Encontramos com resposta a atuação do Espírito Santo sobre os apóstolos, pessoas mais preparadas para o evangelho, época diferente etc. Olhamos para tudo menos para nós mesmos. A pergunta que devemos fazer é: o que devemos fazer para ter um culto que agrada a Deus?

O culto agradável a Deus

  1. O compromisso da igreja com Deus (He 10.25)

Se existe a exortação do autor de Hebreus, é porque na época já deveriam existir pessoas que estavam negligenciando a comunhão com os irmãos no culto a Deus. Não podemos fazer isso! É nosso compromisso para com Deus! São raríssimos os motivos para que um cristão não esteja reunido com a igreja de Deus no domingo.

O culto é para Deus e não para nós, quando nos sentimos bem para ir. Compromisso, responsabilidade e seriedade são palavras chave para a participação no culto.

  1. Decência e ordem (1Co 14.26-40)

O culto deve ser planejado. Deve seguir uma ordem e horário. Isso não mata o fervor mas sim incentiva o cristão na sua participação.

O versículo-chave do trecho mencionado é o 40: “Tudo, porém seja feito com decência e ordem”. Homens conduzem o culto, não para serem notados, mas para facilitarem a expressão congregacional. Querer notar um pregador ou um regente musical ou mesmo um dirigente de ceia ou oração é tirar o foco de Deus e isso é heresia!

O ambiente deve ser de intensidade espiritual e deve colaborar para a concentração do discípulo de Cristo na pregação e louvor a Deus. Conversas, barulhos, ação, movimentação, conversas, risadas e até sono não podem ter vez no culto público. Até mesmo as crianças devem ser disciplinadas para que o ambiente possa possibilitar a todos a intensidade espiritual exigida por Deus. Tudo se traduz em respeito e temor a Deus.

  1. Simples e completo

3.1. A música (Ef 5.18-20)

O canto é a expressão da alegria da vida em Cristo Jesus. Devemos cantar pensando no que estamos cantando.

Nos salmos (trechos da palavra cantados) deve haver o respeito que o texto bíblico merece; nos hinos (louvores exaltando a Deus escritos por homens) deve haver respeito pelo nome de Deus e nos cânticos espirituais (o incentivo à igreja e aos irmãos nas coisas de Deus) deve existir o respeito para com os irmãos.

3.2. As orações

As orações são para Deus e não para a audiência. Brevidade sem pressa é uma virtude da oração pública.

Na oração pública falamos alto e claramente para que todos possam dizer amém ao final dela. O “eu” e “meu” da oração particular deve ser substituído pelo “nós” e “nosso”.

3.3. A leitura e a pregação

Pela pregação da palavra, Deus confronta os homens, denuncia, perdoa, salva e conforta.

A palavra é de Deus e são suas as idéias; portanto, é ele que merece o crédito e não o pregador. O pregador é, antes de tudo, um estudioso da Bíblia e não um comunicador.

Leitura é louvor (Lc 4.16-21). Já na época de Jesus os homens da congregação eram convidados a lerem as passagens bíblicas.

Jesus era, ao mesmo tempo, pregador e assunto da pregação. Para nós, somos os pregadores, mas ele continua sendo o centro da pregação. (Por exemplo, temos a própria pregação de Pedro em At 2.32-41.) A boa pregação é aquela que não se lembra quem a fez.

Quando pregação verdadeira é feita, fé é produzida, pois a fé vem pela pregação e a pregação pela palavra de Deus (Rm 10.17). Contar o que Deus fez através de Jesus é oferecer mais uma vez a salvação aos ouvintes.

A pregação de hoje deve criar nos ouvintes o mesmo impacto original que criou nos primeiros que a ouviram. Os ouvintes devem sair da pregação com a idéia principal do texto bíblico pregado. Esse é o principal objetivo do pregador.

O que passar disso vem do maligno.

3.4. A oferta a Deus

Principalmente hoje em dia, gostaríamos que a oferta não existisse, pelos escândalos que presenciamos e pela nosso própria comodidade nos tempos difíceis.

O que esquecemos, no entanto, é que a oferta é uma ato concreto de louvor a Deus. O Novo Testamento enfatiza o aspecto espiritual da oferta e a inclui no culto dominical.

Ofertamos para Deus e não para a igreja e seu sustento, nem para o evangelista ou pastor e muito menos para os irmãos. A oferta deve ser pensada para Deus.

3.5. A ceia do Senhor

É o ponto alto do culto a Deus. Todos podem cantar ou ler as Escrituras com os irmãos e até falarem “amém” após as orações durante o culto a Deus, mas somente os discípulos de Cristo participam da comunhão com Deus, da sua mesa (1Co 10.16-22) e isso deve ficar bem claro.

O respeito à memória de Cristo e ao seu sacrifício deve ser claro. Conversas e risadinhas durante a ceia do Senhor são absurdas. Tudo deve ocorrer para que meditemos no sacrifício de Cristo por nós. Desde o silêncio de todos ao serviço dos irmãos. (Corrida para ver quem termina de servir primeiro é inimiga da espiritualidade.)

  1. Evangelístico

Somente os discípulos de Cristo, com a presença do Espírito Santo em suas vidas, são os que realmente sabem louvar a Deus. Os visitantes não possuem a mesma intimidade com o Senhor, mas podem perceber a importância dessa intimidade da comunhão pelo nosso comportamento no culto.

Um ambiente de amor e alegria produzido pelo amor de Deus nos seus filhos impressiona bem um visitante. O entusiasmo dos adoradores incentiva os visitantes a pensarem em Deus. A recepção calorosa e o cuidado com o visitante são imprescindíveis para a evangelização no culto.

Conclusão

O culto público é a melhor hora da igreja e todo cuidado deve ser tomado para louvar a Deus e somente a ele conforme ele merece.

O resultado de um trabalho bem realizado é Deus glorificado, igreja edificada e visitantes evangelizados.

Cristãos em SJC/SJC Website: cristaos.cjb.net Email: sjc@cristaos.cjb.net Cx. P. 11 - SJCampos, SP 12201-970 Reuniões aos domingos às 18:00h, no Hotel Urupema, Av. Nove de Julho, 1037. Tel.: (11) 5044-8549 (Otávio); (12) 3942- 7753 (Randal) Peça gratuitamente o curso “Jesus Cristo, o caminho simples”.

  
 
online há 8037 dias
last updated: 16/10/2010 12:41

Assine nosso boletim informativo: Clique aqui.

status
Você não fez login ... login
menu
... home
... busca
... tópicos
... participe conosco
... boletim informativo
... assine boletim
... 
abril 2024
domsegterquaquisexsáb
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
agosto
recent
recent

RSS Feed

Made with Antville
powered by
Helma Object Publisher