Seguindo Jesus Cristo
  em São José dos Campos (SP)
 
segunda-feira, 20. janeiro 2003

Encarando a realidade

de Randal Matheny

No seu livro A Bíblia que Jesus lia, Philip Yancey se maravilha com as várias expressões no livro de Salmos, pelas quais pessoas de fé lidaram com a realidade da vida. Alegria misturada com dor, protesto ao lado do louvor, agonia e exultação juntos. De fato, a Bíblia tem os pés no chão.

Não temos alegria e paz ignorando as questões duras e as aflições que surgem durante a nossa passagem pela vida. Pelo contrário, o sofrimento de Jesus nos põe de cara com os horrores do pecado, ao mesmo tempo que quebra as trevas com luz divina.

Os cristãos, portanto, são os verdadeiros realistas. Sabem melhor lidar com as coisas do modo que realmente são. Os outros têm que abandonar a busca pela verdade para manter suas ilusões.

O ateu tem que ignorar um universo de evidência para a existência de Deus. O otimista precisa fechar os olhos às ineqüidades humanas e às injustiças sociais. Quem busca prazer tem que fingir que não exista juízo pelo que se faz no corpo. O secularista tem que silenciar o clamar da eternidade dentro do próprio coração.

Este realismo santo se veste em sabedoria e rejeita a tolice. Há muito tempo um homem de Deus fez a conexão: “O tolo diz em seu coração: ‘Deus não existe!’” (Salmo 14.1). Como nos Salmos, o povo de Deus hoje pode chorar, duvidar, suplicar e protestar. Ao fazer isso, mostra toda a sua humanidade trabalhando em direção da santidade. Mostra que, mais do que os outros, leva em conta a vida como ela é na realidade. E a igreja a leva aos pés daquele que pode fazer infinitamente mais do que alguém pode pedir ou pensar.

crie link   
 

sábado, 7. setembro 2002

Fiel no deserto


[O texto a seguir é extraído de um ensaio de uma pessoa que tinha câncer quase desde o nascimento. Sofreu muitas cirurgias e tratamentos ao longo dos anos. Hoje, o câncer voltou a esta mulher jovem e ela volta a fazer um longo período de tratamento. Ela escreveu para explicar à família e amigos como encara seu próprio sofrimento à luz do seu relacionamento do Senhor.]

Sei que há muitos que sentem pena do meu início. Pensam ser trágico eu ter que suportar tais traumas como criança e durante a minha vida. Mas confesso que eu é que tenho sentido pena daqueles que nunca experimentaram a amargura de uma provação “severa demais”. Pois como pode alguém apreciar o contraste da luz nascente da esperança se sua alma nunca tremeu nas horas escuras de uma vígila de pesadelo? Ou, como pode alguém provar a fidelidade de Deus se nunca é permitido o privilégio de vaguear por um deserto árido, no qual somente poças da presença de Cristo podem suprir a sobrevivência?

É uma grande honra ser proporcionado a dor. O próprio Cristo, embora Deus encarnado, aprendeu a obediênicia pelo que sofreu. Ousamos nós pensar, como seus filhos, podermos ser ensinados por um instrutor mais sábio ou bondoso do que a severidade da dor indesejado?

Não nos ousamos endurecer-nos contra as nossas provações, correndo dos fogos onde nossas varas cortadas se desintegram em cinzas. Pois se escapamos daquelas chamas, corremos o risco da aridez da alma e perderemos a beleza que nasce somente das cinzas da dor de ontem.

–Cammie Van Rooy, 2002 do informativo SJC, 08/set/02

crie link   
 

Sobre os palestrantes


Quatro dos oito palestrantes que estamos convidando para o ENOC 2003 já estão confirmados. Esperamos que, até a semana que vem, poderemos anunciar a lista inteira, para animar mais ainda os indecisos. Este ENOC promete arrebentar todos os recordes. Estamos nos desempenhando aqui em SJCampos para que seja um evento de grande edificação, motivação e esclarecimento sobre o obreiro fiel. Estamos contando com sua participação.

crie link   
 

quarta-feira, 4. setembro 2002

Igreja joseense anuncia ENOC 2003


[Nota: Esta reportagem foi publicada no site do Alcance: alcance.cjb.net .]

S. JOSÉ DOS CAMPOS, SP (AN)-- A igreja nesta cidade no cone leste do estado de São Paulo anunciou hoje o tema e as palestras do Encontro Nacional de Obreiros Cristãos para 2003.

O título do tema é tirado de 2 Timóteo 2.2: "Homens fiéis e idôneos". Oito palestras são planejadas para o evento de dois dias.

  1. Deus é fiel
  2. Fiel com as chaves do Reino
  3. Fiel na comunhão da igreja
  4. Fiel no louvor
  5. Fiel nas palavras
  6. Fiel no matrimônio
  7. Fiel em cumprir a palavra
  8. Fiel até a morte

O tema foi escolhido por causa dos grandes desafios hoje que os obreiros enfrentam na sua vida pessoal e ministerial.

Na sua última reunião no dia 31 de agosto, os irmãos joseenses escolheram os palestrantes. Estão entrando em contato com estes para confirmação. A lista dos pregadores será divulgada em breve.

Quatro características foram buscadas nos palestrantes, segundo a comissão organizadora:

  • Uma pregação fiel
  • Uma pregação viva
  • Uma pregação dinâmica
  • Uma pregação nacional

O ENOC é realizado anualmente durante o fim de semana da Páscoa (sexta-feira e sábado) no Acampamento Monte das Oliveiras, em Embu-Guaçu (SP). O evento busca suprir momento de confraternização para obreiros de todo o Brasil e motivação e instrução bíblica por meio das palestras.

A cada ano uma congregação no Brasil organiza a programação e a infra-estrutura fica por conta da diretoria do AMO.


Envie notícias da sua congregação e dos irmãos da sua cidade para Alcance Notícias. Compartilhe-as com a irmandade! noticias@alcance.cjb.net

crie link   
 

domingo, 1. setembro 2002

Dedicação na obra

Informativo SJC 01/09/02

Passou por SJC de serviço na semana passada Wilson Teixeira de Franca. Ele, junto com outros irmãos, iniciaram há poucos anos uma congregação no Jardim São Bernardo em São Paulo. Embora jovem, ele tem a visão da obra de Deus, para evangelizar e ensinar os perdidos. Há 35 irmãos na congregação, que tem uma freqüência de 40-45 pessoas aos domingos. Que Deus multiplique na igreja de Deus pessoas como Wilson.

ENOC 2003. Reuniram-se terceira vez ontem os homens da congregação para dar continuidade ao planejamento do Encontro Nacional de Obreiros Cristãos. Desta vez, escolheram os oito palestrantes do evento. Na próxima semana, lhes enviaremos os convites. Peçamos para que possam considerar bem a oportunidade. Já foram definidos o tema e oito palestras.

FAÇA. (Leia Mt 7.21-23.) Para entrar no Reino dos céus, onde Deus habita, temos que fazer a vontade de Deus. Nem adianta chamar Jesus de Senhor, por mais sincero que sejamos, sem fazer o que ele ordena. Apenas palavras não resolvem. Nem boas obras, conforme nossa idéia do que Deus deve gostar, bastam para ganhar a sua aprovação. A chave é a obediência. Obediência total. Fazer algumas coisas da vontade de Deus, as quais nos agradam, não agradará ao Pai. Assim, seremos recusados entrada na vida eterna.

Vai chamar Jesus de Senhor? Muito bom! Agora, faça toda a vontade de Deus.

–Meditação de deusconosco.cjb.net

UM CÂNTICO NOVO. É sempre bom aprender cânticos novos para nossa adoração. Ao lado, um cântico escrito em 1875 por A. Cummings e John Tenney foi traduzido e adaptado no mês de agosto por Randal. Expressa bem a instrução de Paulo em 1Ts 5.17: “Orem continuamente”. [Nota: este cântico será publicado mais tarde.]

DITO ESTÁ. “A razão por que não se realiza a maioria dos objetivos principais é que gastamos, primeiro, o nosso tempo em coisas secundárias”. —Robert J. McKain

crie link   
 

Independência ou iniciativa?

por Randal Matheny

Há dois universos de diferença entre a independência e a iniciativa. Se você se chama cristão, já matou, e mata todo dia, a sua independência. Você é dependente de Deus, para fazer a vontade dele. É dependente de Cristo, par sua salvação e felicidade. É dependente do Espírito Santo, para o poder de seguir nos passos do Mestre.

Você não é dono do próprio nariz. A uma igreja que se achava com total liberdade, Paulo disse:

“Vocês já não pertencem a si mesmos. Alguém pagou alto preço pelo resgate de vocês” (1Co 6.19b-20a).

Agora, a iniciativa já é outra coisa. Quer dizer que ninguém tem que falar para você trabalhar, servir ou ajudar ao próximo quando vê uma necessidade. Você não tem que ser parte de um programa da igreja para evangelizar, encorajar, visitar ou advertir. Não é necessário ser chamado, convocado ou recrutado para preencher algum vazio. Quando vê algo para fazer, faça-o. Cristo lhe dá permissão. Aqui está a sua liberdade.

Não espere alguém apontar o que precisa ser feito. Não se retire por não ter nada a fazer. Pare de reclamar que outros estão fazendo o trabalho que você queria fazer. “Ergam os olhos e olhem os campos” (Jo 4.35).

Onde você está agora há mais para fazer do que 40 pessoas poderiam dar conta. Se você consegue enxergar as oportunidades, o problema é o que deixar de fazer! Mas faça alguma coisa. Tome a iniciativa. Arrisque-se.

“Comportem-se como homens livres, não usando a liberdade como desculpa para o mal, mas como servos de Deus” (1Pe 2.16).

(Do informativo SJC 01/09/02)

crie link   
 

quarta-feira, 21. agosto 2002

SJC: Questão de vida ou morte

Informativo do dia 18 de agosto de 2002

Questão de vida ou morte

É importante, dizem eles. Você deve fazê-lo, afirmam eles. Um cristão verdadeiramente convertido o fará, insistem eles. Mas apressam-se a dizer que, se não o faz, não fará diferença nenhuma para seu destino final e eterno.

O Novo Testamento tem outra visão do assunto. “Portanto, irmãos, estamos em dívida, não para com a carne, para vivermos sujeitos a ela. Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão” (Romanos 8.12-13, nvi).

Só é possível entender a palavra “viverão” espiritualmente, do relacionamen-to com Deus. E não se pode morrer espiritualmente e entrar par a vida eterna.

Qual é, então, a condição para viver espiritual, para sempre? Fazer morrer os atos do corpo. Obedecer ao Senhor Jesus Cristo, fazendo nossa a sua vida.

Mas e se não obedece? Paulo também não deixa dúvida: “se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão”. A morte espiritual é a conseqüência inevitável, inexorável da maneira mundana de viver. Inescapável.

A língua grega usa o verbo mello para reforçar a idéia. O dicionário de Bauer, Gingrich e Danker diz que a palavra “denota uma ação que segue necessariamente um decreto divino [e significa] ser destinado, dever”. E aquela palavra “morrer”? É usada figurativamente aqui, diz o mesmo bom dicionário, “perder a verdadeira vida, a eterna”. Nossa passagem de Romanos 8.13 é a primeira citada como exemplo. O decreto de Deus é que, se você não viver pelos padrões do Espírito, você morrerá e será separado eternamente dele.

A mensagem é clara: obedeça a Deus e desfrutará a vida eterna; desobedecendo-o, perderá, com toda certeza, por determinação divina, aquela maravilhosa vida ao lado do Salvador. —Randal

“TINHAM TUDO EM COMUM” • AT 2.44

Valéria e Clayton enfrentam desafios com fé Na última terça-feira à noite, Valéria da Silva disse que nunca pensou, em momento algum, em reclamar com Deus por causa das dificuldades que estava passando. Com esta atitude, operou no dia 14 e se recupera em casa. O período antes da cirurgia a levou a buscar mais a Deus nas leituras da Bíblia e nas orações.

Amanhã, Clayton iniciará um novo trabalho em Jundiaí, o que trará desafios para sua família nessa fase da sua vida. Ele já está munido com as informações da igreja naquela cidade, para se reunir com os irmãos lá durante a semana.

Graça ensina as mulheres

Ontem, a Graça recebeu na sua casa um grupo de 13 mulheres e jovens para sua reunião mensal. Além de recebê-las, ainda trouxe a lição do livro de Tiago. Embora nova na fé, ela aceitou o desafio de ensinar. Assim, é digna de elogios, pois é assim que se aprende — fazendo. É assim também que se adquire a confiança. Nossos parabéns a ela e a todas as mulheres da congregação por sua dedicação ao Senhor.

Acampamento Monte das Oliveiras

Enquanto Randal estava ontem em Mococa para uma reunião do conselho deliberativo do AMO, dizem que Bruno estava em São Paulo para uma reunião da Associação de Jovens do AMO (AJAMO). A congregação sempre tem tido um elo importante com o acampamento. Agora tem mais um, com os homens organizando a programação do próximo Encontro Nacional de Obreiros Cristãos. Oremos sempre por este ministério, demo-no o nosso apoio e trabalhemos para que Deus o use para aproximar muitos a ele.

Sem oração

“Bíblias lidas sem oração. Sermões ouvidos sem oração. Casamentos feitos sem oração. Viagens iniciadas sem oração. Residências escolhidas sem oração. Amizades formadas sem oração. O próprio ato diário da oração apressado ou feito sem coração. Estes são o tipo de passos pelos quais muitos cristãos descem a uma condição de paralisia espiritual ou chegam a um ponto onde Deus os permite a tomar uma queda tremenda”. —J. C. Ryle (1816-1900)

“LOUVANDO A DEUS” • AT 2.47

Nossa adoração, hoje

“Ó Senhor, meu Deus, tu és tão grandioso! Está vestido de majestade e esplendor!” (Sl 104.1). Escola dominical de julho a setembro: Uma hora com Deus 5. Oração: Louvor a Deus O que é louvor? Por que louvar a Deus? Como louvar a Deus? Quais as qualidades para louvar a Deus?

Falamos com Deus

Cânticos (Adauri) Primeira oração (Alfredo) Segunda oração (Leonardo) Ouvimos a palavra de Deus Leitura: Daniel 2.1-5, 31-35 (Joel)

Sermões de julho a setembro (Otávio): Visões de Deus

Participamos da morte de Cristo

Ceia do Senhor (José Roberto; Wagner, Bruno) Oferta (Randal) Encerramento (Joel)

“Bendito seja o teu nome glorioso! A tua grandeza está acima de toda expressão de louvor” (Ne 9.5).


“Não é somente que o pecado atrapalha a oração; a oração também atrapalha o pe-cado. Os dois estão sempre em oposição. Quanto mais desatentos estamos com o pecado, menos oraremos. Quanto mais oramos, menos destatentos ficaremos em relação ao pecado. Tanto o pecado como a oração são forças poderosas. Qual está movendo você?” —Dr. Alvin Vander Griend

Orações

  • Pela recuperação e tratamento de Valéria da Silva. Ele operou no dia 14 em Taubaté.
  • Pelo trabalho de Wilson.
  • Pela fidelidade e compromisso dos fracos e desanimados.
  • Pela gravidez de Valdirene, esposa de Francisco Bezerra (editor da Edificação).
  • Pelo tratamento de Marcel.
  • Pelos trabalhos de planejamento para o ENOC 2003 por parte dos homens.
  • Pelo curso “Transformação Total” em Jundiaí (SP) nos dias 23-24 de agosto.
  • Randal agradece às orações pelo curso em Salvador. Foram um total de acerca de 125 pessoas que participaram.

Calendário

31/08 – Planejamento do ENOC 2003, no escritório de Randal. 19:00h.

1-2/11 – XXIII Conferência feminina no Acampamento Moría. Gincana bíblica sobre Êxodo e Marcos. R$55,00 até 20/10; depois, R$75,00. Informações com Maria.


“Quero contemplar-te no santuário e avistar o teu poder e a tua glória” (Sl 63.2).

“CONTINUAVAM A REUNIR-SE” • AT 2.46

Reuniões semanais

Domingos

Estudo bíblico e culto a Deus, 18:00h Hotel Urupema, Av. Nove de Julho, 1037

Terças-feiras

Oração e leitura bíblica - 20:00h Casa do sr. Paulo e da. Carmita Tel. 3905-2755 Rua 21 de abril, 231 – Eugênio de Melo

Quartas-feiras

Oração e leitura bíblica, 20:00h Casa de Randal e Vicki – tel. 3949-1246 Rua Mª José G. B. Freire, 159 – Res. Recanto da Serra – Urbanova II

Quintas-feiras

Oração e leitura bíblica - 20:00h Casa de Wagner e Kátia – tel. 3917-3581 Av. Salinas, 2705 – Bosq. dos Eucaliptos

Reuniões mensais

Segundo domingo do mês Treinamento de serviço no culto, 17:00h Hotel Urupema Oração feminina, 17:00h Hotel Urupema

Terceiro sábado do mês

Reunião das mulheres, 15:00h Local móvel.

Terceiro domingo do mês

Homens orando, 9:30h Rua Álvares de Azevedo, 20 – Jd. Maringá – Tel. 3942-7753

Último domingo do mês

Dia do Amigo, 18:00h Hotel Urupema, Av. Nove de Julho, 1037 Confraternização a seguir

“Eu já perdi amigos, alguns por causa da morte . . . outros, pela pura indisposição de atravessar a rua”. —Virginia Woolf

“A primeira grande dádiva que podemos dar aos outros é um bom exemplo”. —Thomas Morell

“Deus lhe deu hoje um presente de 86,400 segundos. Você usou um destes hoje para dizer “obrigado”? —William A. Ward

SJC • Seguindo Jesus Cristo é o boletim informativo dos cristãos em São José dos Campos. Email: sjc@cristaos.cjb.net • Website: cristaos.cjb.net • Tel.: (12) 3942-7753 • Editor: Randal Matheny

crie link   
 

Cara mostra coração


Estamos ainda montando nosso álbum de fotos, mas muita gente já está presente. Dê uma olhada nas caras que mostram um coração sedento por Deus.

crie link   
 

terça-feira, 6. agosto 2002

Informativo em formato adobe


Você pode ler o nosso informativo do dia 4, domingo último, em formato adobe (pdf) aqui:

sjc020804 (application/pdf, 235 KB)

De alguma forma, alguns títulos e versículos em itálico perderam os espaços, mas apesar disso está em boa forma. Ah, e a quarta página, de informações das reuniões, sumiu. Coisa de tecnologia, da qual entendo pouco, ou nada.

Foi enviado hoje, também, pela nossa lista de email.

crie link   
 

domingo, 28. julho 2002

SJC - 28/09/02 (informativo)


SJC - Seguindo Jesus Cristo em São José dos Campos SP cristaos.cjb.net

28 de julho de 2002

A lei do Senhor é perfeita de Randal Matheny

A Bíblia é digna de toda confiançaUma revista de circulação nacional publicou uma reportagem de capa recentemente questionando a veracidade da Bíblia. Apresentou argumentos antigos que já foram bem respondidos. Ignorou muitas evidências da arqueologia e estudos científicos que comprovam, em todos os pontos, que a Bíblia é digna de confiança. Por trás desse envilecimento das Sagradas Letras há segundas intenções.

Tais críticas às Escrituras procuram minar a confiança nestas como palavra de Deus. Só que tem um probleminha. Nunca ninguém conseguiu demonstrar nenhum erro ou contradição dentro da Bíblia. Os homens, na sua arrogância, classificam suas histórias e eventos como lenda com um passe da mão, mais nada.

Não há documento histórico mais bem atestado do que a Bíblia. Para obras como Platão existem, talvez, uma meia- dúzia de manuscritos, mas para a Bíblia, milhares. (Manuscritos são cópias, escritas à mão, das obras originais da antigüidade. Estas não existem mais.) E estes manuscritos concordam entre si quanto à veracidade do texto original. Os jornais e revistas, contrário ao que se pensa, existem para vender exemplares e ganhar dinheiro para seus donos. Por isso, apelam para o sexo, o sensacionalismo e a polêmica para aumentar a circulação. As recentes reportagens críticas à Bíblia procuram fervilhar a população e instigar a compra das revistas. Não há compromisso jornalístico nem investigativo, mas sim interesse comercial e mundano.

“A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma” (Salmo 19.7a, NVI). “A palavra do Senhor é comprovadamente genuína” (Salmo 18.30b).

“TINHAM TUDO EM COMUM” • AT 2.44

As senhoras desenvolvem o dom do ensino

No sábado, dia 20, as mulheres se encontraram no Eugênio de Melo para sua reunião mensal de estudo bíblico, oração e confraternização. Elas estão estudando o livro de Tiago e, a cada mês, uma delas ensina a lição combinada. No último sábado, foi a vez da dª. Carmita ensinar. Ela disse que se sentiu bem ao ministrar a lição.

Junto com elas, sempre há um bom número de visitantes que também participam. As senhoras têm atuado intensamento para o sucesso da sua reunião e o Pai celestial as têm abençoado com excelentes resultados.

O curso ‘Transformação Total’ vai a São Paulo

Randal tem ensinado o curso “Transforma-ção Total” em várias cidades do Brasil. No 13 de julho, compartilhou os 13 conceitos do curso com 30 pessoas no Hotel Estan Plaza na Rua Funchal, perto da estação de trem na Vila Olímpia.

Desta vez, dividiu com Franciso Bezerra, editor da Edificação, a responsabilidade do ensino. Ele ministrou três dos 13 módulos. Francisco foi responsável também por organizar o evento paulistano e arrumar o local e almoço.

Entre os participantes, Carlos e Emmanuelle Prazeres viajaram de Curitiba (PR) especialmente para o curso. Eles fazem parte da igreja no centro da capital paranaense.

Em agosto, Randal ministrará o curso em Salvador (BA) e Jundiaí (SP). Pede suas orações para que em cada cidade as pessoas possam conhecer plenamente o propósito de Deus, que é ser “conforme à imagem de seu Filho” (Romanos 8.29-30).

“LOUVANDO A DEUS” • AT 2.47

Hoje, nossa adoração

“Prestem culto ao Senhor com alegria; entrem na sua presença com cânticos alegres” (Salmo 100.2).

Estudo bíblico

Uma hora com Deus — (Randal) Lição 3. Memorização das Escrituras -Guarde a palavra no coração (Salmo 119.11). -Jesus decorou as Escrituras (Mateus 4.1-11). -Saiba o que diz e onde encontrar. -Para quando a Bíblia não está na mão.

Falamos com Deus

Cânticos (Randal) Primeira oração (Denilson)

  • 56 Sossegai
  • 2 Quão grande és Tu
  • 147 Vivo é Jesus
  • 149 Lindo és meu Mestre
  • 71 Salmo 19.7-10 Segunda oração (Alfredo)
  • 108 Dá-me a Bíblia
  • 23 As palavras da minha boca

Ouvimos a palavra de Deus

Leitura: Salmo 19.1-14 (Bruno) Sermão: Visões de Deus (Otávio)

Participamos da morte de Cristo

Ceia do Senhor (Wilson) Oferta (Micah; Vinícius, Benedito) Encerramento (Bruno)

Confraternização em honra aos amigos e visitantes

Grupos familiares, em agosto: Maturidade

“Não a nós, Senhor, nenhuma glória para nós, mas sim ao teu nome, por teu amor e tua fidelidade!” (Salmo 115.1).

Especial

Bem-vindo a você, nosso amigo e convidado. Gostaríamos de compartilhar com você um pouco da fé que encontramos na pessoa de Jesus Cristo.

Em nossa sociedade, muitos grupos e religiões oferecem todo tipo de crença, promessa e ensinamento. Nosso propósito é simples: servir a Deus conforme a vontade dele revelada nas Escrituras Sagradas e viver para Cristo, para sermos os seus seguidores.

Não somos perfeitos. Chegamos a Cristo justamente pela nossa necessidade do perdão. E descobrimos que ele nos supre tudo o que precisamos.

Estamos aqui para servi-lo. Convidamos você a buscar conosco a presença de Deus em nossa vida.

Orações

  • Pelo tratamente da Valéria da Silva.
  • Pelos relacionamentos saudáveis entre os casais, e entre pais e filhos.
  • Pelo tratamento de Marcel.
  • Pela gravidez de Valdirene, esposa do Francisco Bezerra (editor da Edificação).

Calendário

30/07 – Planejamento do ENOC 2003. 19:00h. Rua Álvares de Azevedo, 20.

Aniversariantes do mês de agosto

01 – Leonardo R. Dias Silva (batismo) 03 – Randal e Vicki Matheny (casamento) 10 – Eliana Almeida P. Anunciação 15 – Elisabete Barbosa Cardoso 17 – Luíza Cavalcanti da Silva 22 – Denilson Martins Nunes 24 – Randal Matheny 25 – Denner Ferreira Nunes 30 – Aline Barbosa Cardoso

“CONTINUAVAM A REUNIR-SE” • AT 2.46

Reuniões semanais

Domingos

Estudo bíblico e culto a Deus, 18:00h Hotel Urupema, Av. Nove de Julho, 1037

Terças-feiras

Oração e leitura bíblica - 20:00h Casa do sr. Paulo e da. Carmita Tel. 3905-2755 Rua 21 de abril, 231 - Eugênio de Melo

Quartas-feiras

Oração e leitura bíblica, 20:00h Casa de Randal e Vicki - tel. 3949-1246 R. Mª José G. B. Freire, 159 – Res. Recanto da Serra, Urbanova II

Quintas-feiras

Oração e leitura bíblica - 20:00h Casa de Wagner e Kátia – tel. 3917-3581 Av. Salinas, 2705 – Bq. dos Eucaliptos

Reuniões mensais

Segundo domingo do mês

Treinamento de serviço no culto, 17:00h Hotel Urupema Oração feminina, 17:00h Hotel Urupema

Terceiro sábado do mês

Reunião das mulheres, 15:00h Local móvel.

Terceiro domingo do mês

Homens orando, 9:30h Rua Álvares de Azevedo, 20 – Jd. Maringá – Tel. 3942-7753

Último domingo do mês

Dia do Amigo, 18:00h Hotel Urupema, Av. Nove de Julho, 1037

Confraternização a seguir

“Toda ação da nossa vida toca alguma corda que vibrará na eternidade”. —Edwin Hubbel Chapin (1814-1880)

“A glória do cristianismo é conquistar pelo perdão”. —William Blake


SJC - Seguindo Jesus Cristo em São José dos Campos SP editor@cristaos.cjb.net

crie link   
 

quarta-feira, 17. julho 2002

Igreja joseense planeja ENOC 2003


Irmãos em SJC pensam em tema do ENOC

A igreja em São José dos Campos (SP) foi escolhida pelo Acampamento Monte das Oliveiras para organizar a programação do Encontro Nacional de Obreiros Cristãos para 2003. No dia 16, um grupo de nove irmãos se reuniram para iniciar seus trabalhos de coordenação.

Na primeira reunião, os organizadores se concentaram no tema. De nove sugestões, duas foram escolhidas para maior consideração.

O grupo se reunirá no dia 29 do mês para continuar suas atividades.

Há dois anos, a diretoria do AMO criou uma agenda de congregações organizadoras. Várias se prontificaram e pediram a responsabilidade de planejar a programação do ENOC. A igreja que tinha sido escalada para 2003 desistiu e os irmãos em SJCampos foram informados que estavam próximos na lista. Depois de consulta, resolveram aceitar o convite.

crie link   
 

terça-feira, 9. julho 2002

Nasceu Emily


Nasceu ontem de manhã a Emily, filha de Manoel e Eliana. Ela nasceu com 3,46 k e 46 cm. Foi parto normal e mãe e filha irão amanhã para casa.

Eu e Vicki fomos fazer visita agora há pouco e, por causa do tempo limitado (30 min.), só a Vicki entrou enquanto conversei um tiquinho com Manoel.

crie link   
 

sábado, 6. julho 2002

A turminha vai pro acampamento


Leila, Deivison e Alex
De SJC, Leila, Deivison e Alex foram hoje de manhã (sábado) para o Acampamento Monte das Oliveiras. Leila (10) é acampante quase profissional. Alex (10) já foi uma vez. Esta semana é primeira vez para Deivison (9).


A coordenadora da semana, Marisa (Metrô-Sul, São Paulo), fala da primeira temporada.


O diretor geral do AMO, David Meadows (da igreja em Guarulhos), explica as regras ao lado do atento Vitor Lucarelli (S. João da Boa Vista).

crie link   
 

quarta-feira, 3. julho 2002

Duas bênçãos


Micah batiza BrunoNo domingo passado, Bruno decidiu seguir a Cristo e receber o perdão dos seus pecados no batismo. Foi uma alegria ver mais um jovem tornar-se cristão. Pessoalmente, foi uma alegria "extra" para mim ver meu filho Micah batizando alguém que tinha ensinado, junto com Joel. Joel e Bruno são muito amigos e Joel tem conversado e incentivado muito o Bruno.

Quem será o próximo?

crie link   
 

Venha participar do novo curso


No domingo, dia 7 de julho, iniciaremos um novo curso no estudo dominical, "Uma hora com Deus". Baseado em doze movimentos do relógio, o curso irá explorar a nossa comunhão pessoal com Deus e como podemos ter uma momento devocional regular. Terá também excercícios práticos durante o período.

Venha participar conosco deste estudo meditativo que delebra a proximidade do Deus onipresente.

crie link   
 

sexta-feira, 28. junho 2002

Participe do curso Transformação Total em SP


Querido(a) amigo(a),

Seguem abaixo maiores informações sobre o curso Transformação Total, a ser realizado em São Paulo no dia 13 de julho. É já!

Neste dia, você terá oportunidade inédita de derrubar os obstáculos à sua transformação, para ser a pessoa que sempre quis, segundo a vontade de Deus.

Local

O curso será realizado no Hotel Estan Plaza, na Rua Funchal, 281, bairro da Vila Olímpia. O hotel fica logo atrás da estação de trem (CBTU) da Vila Olímpia. Por sinal, o trem será uma excelente opção de transporte para muitos.

Você pode consultar mais informações sobre o hotel aqui: www.estanplaza.com.br

Inscrição

Para que se possa providenciar número suficiente de livretes e lugares para almoço, estamos pedindo que se faça inscrição com pagamento antecipadamente. Os R$15,00 incluem todas as despesas de materiais, almoço e cafezinho.

Favor fazer depósito do valor na conta Bradesco, agência 1070-7, conta corrente 17261-8.

Depois de feito o depósito, você pode fazer sua inscrição de várias maneiras:

  • Enviando fax do comprovante, com seu nome completo, para Randal (12) 3942-7753.
  • Com Francisco Bezerra - (11) 5834-1095; cel. 9264-6656
  • Pessoalmente com representantes nas congregações:

O curso

O curso tem como propósito ajudar você a efetuar na sua vida as mudanças que deseja conforme Jesus Cristo. Assim, é aberto a todos, mesmo aqueles que ainda não têm o compromisso de seguir a Cristo. Verão que esta vida não é somente possível de ser vivida, mas a mais alegre e recompensadora.

Os tópicos a serem tratados são estes:

  1. Queira ser transformado
  2. Pra que tudo isso?
  3. Saiba quem é
  4. Adote modelos da santidade
  5. Pense alto
  6. Mate os assassinos do bem
  7. Dependa do poder de Deus
  8. Lance mão dos recursos
  9. Conviva com Jesus
  10. Aproveite o seu tempo
  11. Decida certo
  12. Largue o passado e abrace o futuro
  13. Submeta-se à disciplina do Espírito

No dia 13 de julho, estaremos juntos praticamente o dia inteiro das 8:00h a 20:00h. Favor chegar bem na hora, para não perder nenhum minuto importante, nenhum conceito que o ajudará a ultrapassar seus limites atuais.

Os professores serão Randal Matheny e Francisco Bezerra. Pode saber mais sobre eles aqui:

edificacao.cjb.net ttotal.cjb.net

Par maiores informações, fale com Francisco ou com Randal:

Por último, peço que você avise a sua congregação sobre o curso e coloque estas informações no quadro de avisos.

Finalizando

Eu e Francisco temos bastante coisa para fazer, cada um, em nossas congregações e nossos ministérios. Mas resolvemos falar deste assunto, pois muita gente anda frustrada por não conseguir largar sua vida antiga e vestir-se completamente de Cristo.

Queremos ajudar você a ser muito mais, a fazer muito mais, a glorificar muito mais o Senhor Deus. A reproduzir na nossa vida a pessoa de Jesus, tornando-nos como ele. Para que, no final, possamos desfrutá-lo para sempre.

Espero vê-lo no dia 13.

Abraços,

Randal Matheny ttotal.cjb.net

crie link   
 

terça-feira, 4. junho 2002

SJC 09/06/02 - dois artigos sobre a reunião da igreja

SJC - Seguindo Jesus Cristo #23 - 09 de junho de 2002

EDIÇÃO ESPECIAL — Neste número do boletim dois artigos, um mais extenso, lidam com a importância do culto e da reunião da igreja. Aproveitem!

A IGREJA REUNIDA EM TORNO DE JESUS de Randal Matheny

  1. Quais são alguns motivos (justificativas, desculpas) que as pessoas dão para não se reunir com a igreja?

  2. Quais destes Deus aceita?

  3. O Novo Testamento descreve a igreja em termos do reino de Deus, o corpo de Cristo e outras comparações. Estas ressaltam a sua importância—o quanto precisamos dela.

  4. O significado básico da palavra “igreja” é “assembléia, reunião”. Sem reunião, não há igreja!

Discussão

I. At 2.1ss - Veio o Espírito Santo sobre os que estavam reunidos.

II. At 2.42,46-47 - A grande marca da igreja é suas reuniões regulares, unidas e alegres.

III. At 4.23,41, 12.12 - Deus responde às orações da igreja reunida.

IV. Atos 11.25-26 - Barnabé e Saulo se reuniram com a igreja e ensinaram muitos. Por estas ações os discípulos foram chamados pela primeira vez de cristãos.

V. At 14.27 - Reunida, a igreja celebra o que Deus faz por meio dos seus servos.

VI. At 15.30 - A igreja reunida recebe a instrução apostólica.

VII. At 20.7 - A igreja se reúne para partir o pão, celebrar a vitória de Jesus sobre a morte e renovar o compromisso de servi-lo como todo o ser.

Conclusão

  1. He 10.25-26 - O abandono da reunião da igreja é sinal do desprezo da graça de Deus.

  2. 1Co 14 - Quando deixamos de reunir:

    (A) Privamos os irmãos dos nossos dons, incentivo, etc. (B) Enfraquecemos a igreja de Deus. (C) Comunicamos aos de fora que a igreja é coisa secundária. (D) O louvor a Deus é diminuido.

  3. É impossível dezprezar a igreja e ser salvo, pois nela é que se encontra a salvação!

Grupos familiares

Participe de orações e uma leitura da Bíblia, em ambiente descontraído e informal, nos grupos familiares:

Terças-feiras, na casa da dª Carmita e sr. Paulo, R. 21 de abril 231, Eugênio de Melo, às 20:00h. Tel. 3905-2755.

Quartas-feiras, na casa de Randal e Vicki, R. Mª José G. B. Freire 159, Res. Recanto da Serra (Urbanova), às 20:00h. Tel. 3949-1246.

Quintas-feiras, na casa de Wagner e Kátia, Av. Salinas 2705, Bosque dos Eucaliptos, às 20:00h. Tel. 3917-3581.

Calendário

10/06 - Coordenação dos grupos familiares. R. Álvares de Azevedo, 20 - Jd. Maringá. 20:00h. 15/06 - Reunião feminina. Local a definir 15:00h. 16/06 - Homens orando. R. Álvares de Azevedo, 20 - Jd. Maringá. 9:30h. 30/06 - Dia dos amigos. Hotel Urupema. 18:00h.

Estamos fazendo álbum da igreja! Veja sua foto na Internet neste endereço: www.photos.yahoo.com/randalmatheny

O CULTO PÚBLICO de Otávio Carvalho

Introdução (At 2.32-41)

A primeira pregação pública da igreja de Cristo foi durante uma festa de adoração a Deus e, como resultado, três mil pessoas converteram-se a Cristo.

Hoje, muitas vezes nos perguntamos: por que as pregações durante os cultos não dão os resultados daquela época? Encontramos com resposta a atuação do Espírito Santo sobre os apóstolos, pessoas mais preparadas para o evangelho, época diferente etc. Olhamos para tudo menos para nós mesmos. A pergunta que devemos fazer é: o que devemos fazer para ter um culto que agrada a Deus?

O culto agradável a Deus

  1. O compromisso da igreja com Deus (He 10.25)

Se existe a exortação do autor de Hebreus, é porque na época já deveriam existir pessoas que estavam negligenciando a comunhão com os irmãos no culto a Deus. Não podemos fazer isso! É nosso compromisso para com Deus! São raríssimos os motivos para que um cristão não esteja reunido com a igreja de Deus no domingo.

O culto é para Deus e não para nós, quando nos sentimos bem para ir. Compromisso, responsabilidade e seriedade são palavras chave para a participação no culto.

  1. Decência e ordem (1Co 14.26-40)

O culto deve ser planejado. Deve seguir uma ordem e horário. Isso não mata o fervor mas sim incentiva o cristão na sua participação.

O versículo-chave do trecho mencionado é o 40: “Tudo, porém seja feito com decência e ordem”. Homens conduzem o culto, não para serem notados, mas para facilitarem a expressão congregacional. Querer notar um pregador ou um regente musical ou mesmo um dirigente de ceia ou oração é tirar o foco de Deus e isso é heresia!

O ambiente deve ser de intensidade espiritual e deve colaborar para a concentração do discípulo de Cristo na pregação e louvor a Deus. Conversas, barulhos, ação, movimentação, conversas, risadas e até sono não podem ter vez no culto público. Até mesmo as crianças devem ser disciplinadas para que o ambiente possa possibilitar a todos a intensidade espiritual exigida por Deus. Tudo se traduz em respeito e temor a Deus.

  1. Simples e completo

3.1. A música (Ef 5.18-20)

O canto é a expressão da alegria da vida em Cristo Jesus. Devemos cantar pensando no que estamos cantando.

Nos salmos (trechos da palavra cantados) deve haver o respeito que o texto bíblico merece; nos hinos (louvores exaltando a Deus escritos por homens) deve haver respeito pelo nome de Deus e nos cânticos espirituais (o incentivo à igreja e aos irmãos nas coisas de Deus) deve existir o respeito para com os irmãos.

3.2. As orações

As orações são para Deus e não para a audiência. Brevidade sem pressa é uma virtude da oração pública.

Na oração pública falamos alto e claramente para que todos possam dizer amém ao final dela. O “eu” e “meu” da oração particular deve ser substituído pelo “nós” e “nosso”.

3.3. A leitura e a pregação

Pela pregação da palavra, Deus confronta os homens, denuncia, perdoa, salva e conforta.

A palavra é de Deus e são suas as idéias; portanto, é ele que merece o crédito e não o pregador. O pregador é, antes de tudo, um estudioso da Bíblia e não um comunicador.

Leitura é louvor (Lc 4.16-21). Já na época de Jesus os homens da congregação eram convidados a lerem as passagens bíblicas.

Jesus era, ao mesmo tempo, pregador e assunto da pregação. Para nós, somos os pregadores, mas ele continua sendo o centro da pregação. (Por exemplo, temos a própria pregação de Pedro em At 2.32-41.) A boa pregação é aquela que não se lembra quem a fez.

Quando pregação verdadeira é feita, fé é produzida, pois a fé vem pela pregação e a pregação pela palavra de Deus (Rm 10.17). Contar o que Deus fez através de Jesus é oferecer mais uma vez a salvação aos ouvintes.

A pregação de hoje deve criar nos ouvintes o mesmo impacto original que criou nos primeiros que a ouviram. Os ouvintes devem sair da pregação com a idéia principal do texto bíblico pregado. Esse é o principal objetivo do pregador.

O que passar disso vem do maligno.

3.4. A oferta a Deus

Principalmente hoje em dia, gostaríamos que a oferta não existisse, pelos escândalos que presenciamos e pela nosso própria comodidade nos tempos difíceis.

O que esquecemos, no entanto, é que a oferta é uma ato concreto de louvor a Deus. O Novo Testamento enfatiza o aspecto espiritual da oferta e a inclui no culto dominical.

Ofertamos para Deus e não para a igreja e seu sustento, nem para o evangelista ou pastor e muito menos para os irmãos. A oferta deve ser pensada para Deus.

3.5. A ceia do Senhor

É o ponto alto do culto a Deus. Todos podem cantar ou ler as Escrituras com os irmãos e até falarem “amém” após as orações durante o culto a Deus, mas somente os discípulos de Cristo participam da comunhão com Deus, da sua mesa (1Co 10.16-22) e isso deve ficar bem claro.

O respeito à memória de Cristo e ao seu sacrifício deve ser claro. Conversas e risadinhas durante a ceia do Senhor são absurdas. Tudo deve ocorrer para que meditemos no sacrifício de Cristo por nós. Desde o silêncio de todos ao serviço dos irmãos. (Corrida para ver quem termina de servir primeiro é inimiga da espiritualidade.)

  1. Evangelístico

Somente os discípulos de Cristo, com a presença do Espírito Santo em suas vidas, são os que realmente sabem louvar a Deus. Os visitantes não possuem a mesma intimidade com o Senhor, mas podem perceber a importância dessa intimidade da comunhão pelo nosso comportamento no culto.

Um ambiente de amor e alegria produzido pelo amor de Deus nos seus filhos impressiona bem um visitante. O entusiasmo dos adoradores incentiva os visitantes a pensarem em Deus. A recepção calorosa e o cuidado com o visitante são imprescindíveis para a evangelização no culto.

Conclusão

O culto público é a melhor hora da igreja e todo cuidado deve ser tomado para louvar a Deus e somente a ele conforme ele merece.

O resultado de um trabalho bem realizado é Deus glorificado, igreja edificada e visitantes evangelizados.

Cristãos em SJC/SJC Website: cristaos.cjb.net Email: sjc@cristaos.cjb.net Cx. P. 11 - SJCampos, SP 12201-970 Reuniões aos domingos às 18:00h, no Hotel Urupema, Av. Nove de Julho, 1037. Tel.: (11) 5044-8549 (Otávio); (12) 3942- 7753 (Randal) Peça gratuitamente o curso “Jesus Cristo, o caminho simples”.

crie link   
 

segunda-feira, 6. maio 2002

Ontem Wagner fez sua primeira pregação


Durante nossa reunião dominical, Wagner Miranda nos trouxe uma excelente mensagem de 10 minutos. Foi a primeira vez que ele ministra a palavra, embora já dirigisse a ceia e a oferta e ensina um grupo familiar na casa dele.

Não apareceu muito o nervosismo, ao falar ele sobre Marcos 3.31-35 e a família unida no propósito de Deus.

O trabalho da igreja de Deus fica cada vez mais forte quando mais irmãos têm a capacidade de ensinar, pregar, aconselhar e dirigir os vários trabalhos espirituais a serem feitos. Ontem, a congregação em São José dos Campos ficou um pouco mais forte, graças à boa vontade de Wagner.

Aguardamos mais duas mensagens dele nas próximas semanas. Venha se juntar a nós para ouvir da boca de Wagner a respeito da pessoa de Cristo.

crie link   
 

quinta-feira, 2. maio 2002

Churrasco no feriado

Aproveitando o Dia do Trabalho e celebrando o aniversário da Vicki, umas 35 pessoas se reuniram na casa dela para um churrasco daqueles. Para ela foi uma surpresa graças aos preparativos secretos, principalmente da Bete, que ajudou a organizá-lo.

As crianças jogaram bola no campo e brincaram no parquinho, enquanto os adultos não largavam dos pratos. Denilson até tinha dois pratos na mão de uma vez. E perdemos a conta de quantos vezes o Wilson repetiu o bolo.

No todo, foi um momento gostoso, em todos os sentidos, especialmente pela confraternização e comunhão.

crie link   
 

segunda-feira, 29. abril 2002

Pregando pela primeira vez


Durante maio teremos um novo pregador aos domingos nas reuniões da igreja. Wagner Mirando vai substituir Otávio Carvalho durante sua viagem à Europa. Wagner fará três pregações e aguardamos ansiosos pelas boas mensagens.

crie link   
 

sexta-feira, 26. abril 2002

E coisas semelhantes a esta

Para o site do Alcance, estou fazendo coisa semelhante a este site da igreja em SJC, oferecendo comentários e idéias, especialmente do que acontecendo por trás do Alcance. Dê uma olhada lá também AQUI.

E seu tiver muita coragem, pode até fuçar no meu weblog em inglês, Random Variables.

crie link   
 

quinta-feira, 25. abril 2002

Edição brasileira de revista em inglês

Trabalhe seu inglês com materiais espirituais.Chegou hoje junto com as duas últimas edições de The Voice of Truth International as provas da edição brasileira. Estaremos distribuindo esta edição, em inglês, mas com informações na segunda página sobre a igreja no Brasil.

Esta revista será distribuída gratuitamente. Então, faça já a sua assinatura no site da revista Edificação. Logo, logo, vai estar chegando para você.

crie link   
 

 
online há 8008 dias
last updated: 16/10/2010 12:41

Assine nosso boletim informativo: Clique aqui.

status
Você não fez login ... login
menu
... home
... busca
... tópicos
... participe conosco
... boletim informativo
... assine boletim
... 
março 2024
domsegterquaquisexsáb
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31
agosto
recent
recent

RSS Feed

Made with Antville
powered by
Helma Object Publisher